Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de junho de 2020

PROFESSORA MARIA JOSÉ
FILOSOFIA PARA 1B,1C,1D
TEMA: TRABALHO, CONSUMO E LAZER

QUERIDO ESTUDANTE GOSTARIA QUE VOCÊ TIRASSE UM TEMPINHO PARA FAZER A LEITURA  DO TEXTO E ASSISTIR OS VÍDEOS, FAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO NA VIDA HUMANA.

Trabalho é Tortura Para Você?
GSUCCI SETEMBRO 8, 2016 0 COMMENTS SEU JOGO SUA ARTE
Descrição: Trabalho é Tortura Para Você?

Quando alguém perguntou a você como estava o seu trabalho no meio de uma festa, happy hour, viagem ou algum momento de descontração, você já respondeu algo do tipo: “Cara, aqui não. Não vamos falar de trabalho, pelo amor de Deus. Agora é hora de se divertir!!”?
Aposto que você já participou de cena semelhante.
E aposto também que se você já deu uma resposta do tipo, é sinal de que algo não vai bem em sua vida profissional.
Trabalho pode – e deve – ser algo divertido. Sempre.
Infelizmente, a maioria das pessoas – as pesquisas sustentam essa informação – encaram o trabalho como uma tortura. Algo que não dá prazer. Algo que não envolve alegria e realização.
Descrição: tripaliumIsso se deve, em muito, à origem da palavra trabalho, que já nos remete, mesmo inconscientemente, à tortura:

O TRIPALIUM


O termo trabalho vem do latim tripalium, “tri” (três) e “palus” (pau, estaca).
O tripalium era um instrumento medieval de tortura, onde três estacas cravadas no chão, na forma de pirâmide, eram usadas para castigar os que não podiam pagar seus impostos. Já que esse não era um problema do clero e da nobreza, sobrava para os trabalhadores.
Ou seja, a palavra derivada “trabalho” tem em sua etimologia esse significado penoso, algo que permaneceu preso em nosso inconsciente coletivo.
Mesmo hoje, o ato de produzir continua sendo, dentro de nos, algo torturante. Fomos ensinados por todas as gerações anteriores que o trabalho é algo ruim, algo desinteressante e desimportante para o resto da vida pessoal. Uma coisa é trabalhar e ganhar seu dinheiro. Outra é se divertir.
Muita gente acredita – eu mesmo acreditava – que a vida profissional não foi feita para ser melhor ou pior, mas apenas para se manter financeiramente, para pagar as contas no final do mês.
Trabalho e estresse andam juntos. Diversão e trabalho? Imagina! Trabalho é coisa séria. Uma coisa não combina com a outra. Prazer, só depois do expediente, pois o escritório e a vida corporativa exigem um ambiente preocupado, pesado e alerta o tempo todo.
Não é assim que a maioria das pessoas encara a vida profissional?
Pois não deveria ser.
Uma das melhores definições de sucesso na vida profissional que ouvi diz que você só é feliz no trabalho quando sabe que faria o que faz mesmo sem receber nada, apenas por prazer.
Se não é esse o seu caso, passou da hora de repensar a sua vida profissional.
O trabalho não é sinônimo de cansaço, ou de algo que vai “dar trabalho” ou que será́ “trabalhoso”. Como você pode perceber o termo “trabalho” é tem essa conotação ruim, indicando stress advindo de horas de uma tarefa desagradável, que deve ser encarada como penosa para que seja realizada corretamente.
É por meio do trabalho você ganha dinheiro, cria relações e estrutura seu mundo. Por que o trabalho deve ser, então, algo ruim? Pois não deve, é essa a questão. O trabalho só se torna desgastante quando não temos um propósito a seguir.
Realizações sem um norte são realmente cansativas, pois nunca cremos que elas levem a alguma coisa. Se não nos importamos com o objetivo do que fazemos por horas a fio, todos os dias, o ano todo, muitas vezes sem férias, é lógico que estaremos exaustos e ansiosos para parar de fazer aquilo e relaxar, para enfim sermos nós mesmos e fazer o que gostamos.
É como ser pagos para, por oito horas diárias, mais horas extras, socar punhados de areia caindo para ver se conseguimos agredir a praia. Ao terminar o expediente, queremos abandonar tudo o mais rápido possível para nos livrar o peso de realizar repetidamente coisas nas quais não acreditamos.
 Não adianta contornar um assunto que achamos desinteressante ou encarar algo com peso e sobriedade para podermos realizá-lo corretamente. Se essa atividade norteia nossa vida financeira e, muitas vezes, emocional, encará-la com insensibilidade e sisudez servem apenas para tornar nossa vida mais penosa.                                     
O PROPÓSITO
Ter um propósito significa assumir o leme do navio, ou seja, traçar um curso até um objetivo real para você, criando um objetivo e um significado para sua vida profissional. É finalmente encontrar aquilo que lhe é real e interessante dentro do que você deve fazer.
Ao descobrir o seu propósito, a frase “isso nem parece trabalho para mim, eu me divirto tanto” parecerá muito óbvia. Realizar diariamente funções que têm significado e que completam sua vida pessoal e profissional com satisfação é o mínimo que se deve esperar de algo que consome tanto tempo de nossas vidas.
Está na hora do ser humano se libertar do significado medieval da palavra trabalho. Nossa vida profissional não existe apenas para pagar contas. Não somos nós que temos que ser escravos do trabalho. É o trabalho que deve nos servir. Que deve servir ao nosso propósito. Com um objetivo claro e definido, que não seja apenas pagar as contas, todas as realizações vindas dali serão gratificantes e divertidas.
Você saberá se encontrou o seu propósito no dia em que realizar tarefas que gosta por horas e horas e ainda ficar surpreso ao ser pago por isso. Além de pagar as contas, você certamente terá encontrado um novo significado não só para sua vida profissional, mas também para a pessoal. Quando alguém lhe perguntar como vai o seu trabalho, difícil vai ser parar de falar dele!
Para se aprofundar mais neste assunto assista o vídeo abaixo esclarecendo alguns pontos importantes :




                      ATIVIDADE

RESPONDA COM SUAS PALAVRAS

   1)      O que é trabalho?
   2)      Trabalho é tortura?
   3)      Defina consumismo.
 4)  Dê sua opinião sobre o Lazer na atualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário